SOFRIMENTOS QUE SE PROLONGAM.

ESBOÇO 600
TEMA: SOFRIMENTOS QUE SE PROLONGAM.
Texto: II COR 12:7.

O ser humano contraiu problemas para si quando desobedeceu ao criador. Os sofrimentos que as pessoas enfrentam na vida geralmente são de tipos diferentes, uns tem problemas maiores e outrem menores, uns mais prolongados e outro menos, dependendo do problema de cada um. Há sofrimentos que são verdadeiros espinhos na carne.

“Salomão no seu livro de Eclesiastes no capítulo 7 versículos 8 a 14, conclama a perseverar e procurar atingir os alvos ditados por Deus. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses (Fp 3:13,14) que devemos percorrer o caminho, seja áspero ou suave, não importa, quando o crente assim faz, Deus opera de maneira graciosa, o qual se regozija na prosperidade e aprende a confiar em Deus na adversidade. Como Paulo, devemos estar contentes em todas as situações (Fp 4:12).

“A palavra “espinho” em (2 Co 12:7), nos dá a ideia de aflição, sofrimentos, humilhações, enfermidades físicas, mas não de tentação para pecar (Gl 4:13,14). 

1. O espinho de Paulo permanece indefinido, de modo que aqueles que têm qualquer espinho na vida podem aplicar á si mesmo como lição espiritual.

2. O espinho de Paulo pode ter sido uma ação demoníaca contra ele, permitida por Deus, mas por Ele limitada, assim como Deus limitou a ação diabólica contra (Jó 1:12; Jó 2:6).

3. Ao mesmo tempo esse espinho na carne de Paulo foi-lhe dado com a finalidade dele não se exaltar ou se orgulhar a respeito das revelações divina que receber de Deus.

4. O espinho na carne de Paulo tornou-o mais dependente da graça divina (V9; Hb 12:10).

Perguntas freqüentes feitas a nós mesmo.
(1) Porque eu sofro tanto meu Deus? (2) Será que eu estou pagando os pecados dos meus pais? (Jo 9:2). (3) O que eu fiz para merecer tantos sofrimentos? (4) Será que os meus sofrimentos não têm fim? (5) O que eu estou pagando? De que se queixará o homem? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados (Lm 3:39).

Causas e Efeitos.
Não há efeitos sem causas. Todos os problemas têm origem e uma finalidade. Os sofrimentos sobrevêm com propósitos específicos e de acordo com as circunstancias dentro da vontade permissiva de Deus. Conforme disse Paulo aos romanos (Rm 8:28).

É impossível o homem viver no mundo sem provações e dificuldades, por mais fiel que ele seja para com Deus, (no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo (Jo 16:33; Mt 6:34). A fidelidade do homem a Deus não impede que ele seja provado nesta vida. O homem contrai problemas para si, e por isso devem-se evitar situações que nos tragam problemas como: Contenda, ira, (1 Tm 6:4; 2 Tm 2:23, 24; Pv 20:3). Os problemas e os sofrimentos nos ensinam e muito. (Sl 119: 67;71).

Falta de conhecimento
Por não entendermos os propósitos, por isso questionamos a Deus. Por que sofremos tanto? Ora, Deus fez o homem perfeito, mas a desobediência a ele trouxe uma série de consequencias que podem perdurar por toda vida.

 O homem não pode viver sem dificuldades (Jó 5:7; 14:1), mas devemos entender que elas nos impulsionam a luta ou há procurar algo melhor para si. Com os sofrimentos o homem passa a entender que vive na dependência de Deus.

Encontro de Saulo com o Senhor.
O encontro de Saulo com o Senhor no caminho de Damasco não lhe ausentou das consequencias de tudo quanto ele havia plantado contra os cristãos, as maldades dele eram reconhecidas pelos discípulos do Senhor, quando Hananias recusou de ir orar por ele na rua direita porque ele sabia que era aquele homem, mas Deus lhe fez saber a obra que estaria realizando em Saulo porque eu lhe mostrarei o quanto importa padecer pelo meu nomedisse o Senhor na visão. (At 9:5; At 9:15, 16; Isa 45:9, 10; Rm 9:20, 21; Gl 6:7). Jamais passou pela mente de Paulo que haveria de sofrer tanto pelo evangelho, o seu sofrimento perdurou até ao final da sua vida e com morte dolorosa por amor a Cristo.

O homem Provado por Deus.
Deus também põe os homens à prova, em (Dt 8:2, 3). Ele permitiu certas provações sobre o seu povo para saber se eles guardariam ou não os seus mandamentos, mas isso não significa que Deus não soubesse se continuariam fiéis ou não, pois um dos atributos de Deus é a onisciência. Na nossa visão seria desnecessário eles terem sido posto a essas provações porque Deus bem sabia o que havia em seus corações. É importante saber que nem sempre teoria corresponde com a prática. Na bíblia temos um grande exemplo de provação, Jó e sobre ele Tiago fez menção da sua qualidade e fé (Tg 5:11).

O desejo de ser livre dos sofrimentos.
Todos nós gostaríamos de sermos livres dos problemas desta vida, Paulo também tinha esse mesmo pensamento (2 Co 12:8), mas nem sempre nos é dada essa oportunidade. Paulo orou por três vezes para que o seu espinho na carne passasse, mas a resposta do Senhor foi A MINHA GRAÇA TE BASTA (2 Cor 12:9ª). Ele se sentia fragilizado através dos sofrimentos, só que o Senhor ainda lhe disse: O meu poder Paulo se aperfeiçoa na fraqueza (2 Co 12:9ª). Realmente o homem na sua fraqueza é levado à dependência de Deus e com isso surge a oportunidade para Ele operar (2 Cr 20:12; 2 Co 3:5). Paulo Disse: Três vezes orei ao Senhor. Muitas vezes quando indagamos a Deus Ele nos responde a nossa mente da mesma maneira que respondeu a Paulo.

O resultado das provações.
(1). As provações produzem perseverança (Tg 1:3); (2). Ela resulta em louvor para glória de Cristo (1 Pe 1:6, 7); Jo 9:3); (3). Não estranhe as provações (1 Pe 4:12,13); (4). Elas contribuem para o bem e não para o mal (Rm 8:28); (5) Bem-aventurado o homem que suporta as provações (Tg 1:12).

Os sofrimentos na vida do cristão não importam quanto eles durarão (Sl 30:5b; Sl 46:5). O crente precisa entender e compreender a natureza do seu sofrimento assim como Jó, em dado momento ele indagou ao Senhor fazendo muitas perguntas a respeito dos seus sofrimentos, porém, quando ele entendeu e compreendeu que Deus estava no controle de tudo disse: Bem seu eu que tudo podes e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Jó 42,1. O mais importante é saber no que resultará (1 Pe 4:12,13; 1 Pe 1:6; 1 Pe 1:7; Rm 8:18; 2 Cor 4:17; 1 Co 15:57).

Pr Elis Clementino – Paulista - PE



Nenhum comentário:

Foto