CÂNTICO DE VITÓRIA

ESBOÇO 598
TEMA: CÂNTICO DE VITÓRIA
TEXTO: ROMANOS 8:31-39
           
            Nesse texto intitulado o cântico de vitória Paulo expressa a sua confiança em Deus mostrando que ele é quem nos dá segurança de maneira que não devemos temer. Esse cântico é um incentivo para que também tenhamos a mesma fé.

Proteção divina
O que dizer mediante a tudo o que Deus havia feito por nós? “Se Deus é por nós, quem será contra nós” isso significa que a proteção divina sobre nós é muito maior do que qualquer outra, portanto a quem devemos temer? Quem se levantar será posto por terra. No cântico Paulo expressa de maneira muito apropriada que a maior parte Deus fez, e essa foi entregar seu filho por nós, “como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8:31,32),

Contra os acusadores
A respeito desses favores de Deus para conosco alguém pode até ficar irado e tentar acusar com a finalidade de impedir que Deus faça algo em nosso favor, podemos até ser vigiado vinte quatro horas como foi Daniel com a finalidade de acusá-lo (Dn 6:4,5, 10,11), mas quem intentará acusações contra os escolhidos de Deus se é o Senhor quem o justifica? (Rm 8:33), pois fomos escolhidos e justificados por Deus, ele nos escolheu e nos justificou. Jesus também fez a sua escolha “Não foram vocês que mim escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15:16)”. Devemos entender que por ele ter nos escolhido isso não nos isenta de sermos caluniados, perseguidos, humilhados, porém não derrotados, porque Deus é quem nos justifica, assim nenhuma condenação haverá se estivermos em Cristo (Rm 8:1,34). O único que poderia nos condenar, em vez disso deu a sua própria vida para nos justificar e ainda interceder ao Pai por nós (Rm 8:34). Então “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor” (Is 54:17).

Inseparável
Por tudo o que recebemos de Deus torna-se inviável separarmos de Cristo, o amor com que ele nos amou é a razão disso, portanto não há motivos pelos quais venhamos nos separar do Senhor Jesus Cristo. A atribulação, ou angustia ou perseguição, fome, nudez, perigo ou a espada? (Rm 8:35), além do perigo de morte e considerados como ovelha indo para o matadouro, mas por essas coisas somos mai que vencedores por Ele que muito nos amou (Rm 8:37).

Como não bastasse além do relato descrito no seu cântico, Paulo demonstrou a sua firmeza e confiança em quem ele tinha crido. ‘Estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestade, nem a morte, nem o povir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 8:38,39). Devemos permanecer firmes e convictos em quem cremos e certos que ele nos dará vitória em todas as coisas.

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto