O VALOR DA OFERTA E DOS DÍZIMOS



ESBOÇO 596
TEMA: O VALOR DA OFERTA E DOS DÍZIMOS
TEXTO: MARCOS 12: 41-44
           
É notável nos nossos dias quando alguns líderes apelam para as contribuições financeiras, geralmente enfatizam o valor da oferta, ou seja, estipulam valores, isso pode até ser feito quando se tem um propósito para determinada coisa que seja para o beneficio da própria igreja, mas não permitir que as pessoas entendam que seja como um investimento para receber algo em dobro, o dizimar ao Senhor deve ser do modo que independa se receberemos ou não. O dízimo não é negociata com Deus, estamos apenas devolvendo aquilo que ele nos deu. O que determina o valor dos dízimos e das nossas ofertas alçadas não é a quantia ou valor monetário. Falarei de maneira bem rápida sobre os nossos dízimos e ofertas.

O que é o dízimo?
O dízimodécima parte” é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. É uma profunda relação entre você e Deus. O dízimo é devolver a Deus essa pequena parte de tudo aquilo que você recebeu dele. O dízimo ao Senhor é um mandamento divino para o seu povo (Ml 3:10). Quando dizimamos ao Senhor receberemos também proteção da parte que nos restam (Ml 3:11).

O Senhor através do profeta adverte o povo sobre os dízimos e as ofertas, porque eles estavam negando aquilo que era do Senhor e achavam que não valia apena, pois eles estavam olhando para a prosperidade dos injustos que não tinham compromisso com Deus (Ml 3:14,15). As igrejas cristãs devem sempre ensinar aos fiéis a dizimarem porque a obra de Deus sempre foi e será realizado com os dízimos e as ofertas o versículo dez deixa bem claro “para que haja mantimento na minha casa”

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; (Pv 3:9).

Liberalidade no antigo Testamento
Os corações dos israelitas se inclinavam a ofertar para o tabernáculo, esse era um grande exemplo de liberalidade eram tantas as dádivas que o povo se impressionou (Ex 35:22; 36:5). Davi rei de Israel também ofertou para o templo (I Cr 29:3,4); Dádivas para reparação da casa de Deus (2 Cr 24:10); Ofertas também para a reconstrução do templo de Jerusalém (Ed 1:6; 2:69; 8:25; Ne 7:70; Lc 19:8). Observemos que o coração do povo estava aberto para ajudar a obra de Deus.

Liberalidade na Igreja primitiva
A igreja primitiva estava unida com o propósito de desenvolver a obra e ao mesmo tempo cuidar dos seus próprios membros (At 4:34,35; 11:29; 2 Co 8:2; Fp 4:16), embora a igreja tenha enfrentado vários problemas, mas foram superados pela unanimidade dos seus membros. Quando lemos o texto entendemos ser uma prática muito comum os cristãos trazerem as suas ofertas e dízimos para o templo do Senhor, algo hoje que deve ser levado em consideração, o tipo de oferta que oferecemos ao Senhor, isso é o que determina o valor dela, a viúva estava simplesmente devolvendo a parte que pertencia ao Senhor (Mc 12:41-44). O que determinou aquela oferta ser a maior não foi o valor monetário, pois ela havia depositado tudo que tinha, no entanto a fé e a humildade daquela viúva falaram muito mais alto do que a expressiva forma que as outras pessoas depositavam no ofertório.

            Devemos dar a Deus a parte que lhe pertence, quando fazemos isso estamos reconhecendo que tudo quanto temos provém de Deus. Jamais devemos entender que tudo quanto temos não tem a participação divina, mesmo que não seja um cristão, pois as bênçãos do Senhor vêm sobre todos, mas nem todos compreendem que provém dele, por isso se tornam mal agradecidos. O crente sabe que se o Senhor fechar as janelas dos céus nada virá, por isso além de ofertar dizimamos com aquilo que é dele. Deus tem muitas maneiras de nos recompensar, muitos entendem que a recompensa vem somente pelo lado financeiro, mas nem sempre Deus age assim, ele é multiforme na maneira de abençoar o seu povo, mas de qualquer forma é bênção, seja na parte financeira, na saúde e inteligência. Deus nos abençoa da maneira que ele quer.

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;Conforme está  escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.  (2 Co 9:7-11).

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto