RELACIONAMENTO CRISTÃO



ESBOÇO 584
TEMA: RELACIONAMENTO CRISTÃO
TEXTO: Salmo 133

            O relacionamento deve se dá em dois aspectos domésticos e sociais, relacionar-se bem é um princípio fundamental que todo indivíduo deve ter, principalmente o cristão que é ensinado através da palavra de Deus durante a sua vida. Nada adiante ser um super religioso e não se relacionar bem com o próximo. Os verdadeiros cristãos têm prazer em observar e manter os relacionamentos saudáveis. Falarei nesse assunto sobre o relacionamento familiar e social do cristão.

1. Amor
1.1. O amor é o baldrame para esse relacionamento, pois é através dele que temos a oportunidade de demonstrar o nosso caráter, amor, maturidade espiritual e emocional a sociedade. Alguns princípios devem ser observados para que esses relacionamentos sejam mantidos (a) falar sempre a verdade para com seu próximo (Ef 4:25; (b) Não falar mal do irmão (Tg 4:11); (c) Não ser egoísta, considerar o próximo superior a si (Fp 2:3); (d) Ter um amor sincero, ou seja sem fingimento e de coração (Rm 12:9,10); (e) Conhecer o perigo de odiar seu irmão.

1.2. A importância do amor. O Apóstolo Paulo na sua primeira carta a igreja de coríntios fala da acuidade do amor “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como um sino que tine...” (I Co 13:1-5). É impossível se relacionar bem se não houver amor, seja em família ou social.

2. Relacionamento familiar
A família deve ser assistida por todos os seus membros, mas para isso o amor deve estar em ação, pois através dele mostraremos que somos verdadeiros cristãos (Jo 13:34.35). A família é classificada como a primeira e importante instituição diante das outras, e o relacionamento entre os cônjuges deve ser exemplar diante dos demais membros da família. No livro de cantares tem alguns princípios que são fundamentais para a manutenção desse amor conjugal (Ct 2:10; 5:16; 4:10; Ef 5:25). O relacionamento entre pais e filhos está inserido nesse contexto familiar, principalmente em um lar onde os princípios cristãos prevalecem (Ef 6:1-3). Muitos casais têm enfrentado problemas por conta da má administração desse jugo desigual.

3. Relacionamento entre cristãos
No relacionamento cristão deve ser evitada qualquer disgra para que a comunhão seja mantida. A falsidade e qualquer tipo de maledicência estão entre as coisas que comprometem o relacionamento cristão, principalmente a contenda e a vanglória (Fp 2.3). O amor ágape deve estar presente em todos os momentos entre os cristãos, é importante saber que a excelência dessa união trás bons resultados, basta entender o que diz o Salmo 133.

4. Relacionamento com não cristão
Esse relacionamento envolve jugo desigual, mas isso não impede de haver um relacionamento respeitoso e sincero, embora Paulo fale que o crente não deve se colocar em jugo desigual com pessoas infiéis aos princípios cristãos (2 Co 6:14), mas devemos ter muito cuidado para não nos colocarmos em extremos, necessariamente temos que nos relacionar com as pessoas que não professarem a nossa fé, só que esse relacionamento não pode prejudicar ou comprometê-la, antes com a nossa maneira de viver e tratá-los eles sejam ganhos para Cristo. Quando esse relacionamento se transforma em uma comunhão muito íntima constituí-se um perigo para a nossa fé. Nesse relacionamento devemos evitar conflitos desnecessários, pois as escrituras ensinam até como deve ser o relacionamento das mulheres que tem maridos não crentes, e empregados cristãos que tenham patrões incrédulos (I Tm 6:1,2; Tt 2:9,10). Muitos patrões não crentes e empregados cristãos vivem em conflitos por não saberem separar trabalho e devoção.

5. Relacionamento com inimigos
Temos muitas vezes algum tipo de relacionamento com as pessoas que não nos aceitam e são às vezes declaradas inimigas. Um dos princípios ensinados por Jesus foi amá-los (Mt 5:44). Na realidade não é fácil, porém não é impossível, porém devemos ter muito cuidado porque temos compromisso com Deus de levá-los a Cristo. Jesus nos deu um grande exemplo quando derrubou a barreira que separava povos (Jo 4), pois ainda hoje existem crentes que criam problemas e discriminam pessoas por não pertencerem à mesma confissão de fé. Os exclusivistas e muitos delas são líderes religiosos que separam e constroem abismos em vez de pontes, e em nome de uma denominação ou de uma entidade religiosa, afastam amigos e familiares, finalmente esse não é o papel do cristão verdadeiro e o da igreja.

            Relacionar-se bem é uma das grandes virtudes que uma pessoa tem. O cristão precisa se relacionar de maneira agradável tanto socialmente, quanto com a família e até conviver com os inimigos em situações extremas, como em local de trabalho e escolas, portanto é preciso pedir graça e sabedoria divina, e através da palavra de Deus e a ação poderosa do Espírito Santo possamos viver em paz. Não podemos esquecer que o amor é a base fundamental para o relacionamento humano. “Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro” (I Pe 1:22).

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE


Nenhum comentário:

Foto