QUANDO A ÁGUA DO ODRE ACABA



ESBOÇO 576
TEMA: QUANDO A ÁGUA DO ODRE ACABA
TEXTO: GN 21:15

Existem momentos em nossas vidas que por algumas circunstâncias nos faltam aquilo que é mais precioso, principalmente quando são essenciais à subsistência. No momento que isso ocorre não sabemos o que fazer, muitas vezes temos que apelar para que alguém nos socorra, mas provavelmente tem ocasião que não encontramos ninguém para nos ajudar, e mediante essa situação temos que partir para o último apelo, para a ajuda divina. Nessa ocasião impreterivelmente temos que tomar algumas atitudes importantes para que aquela situação seja amenizada ou resolvida. Tomamos como exemplo para esse mote um acontecimento com Hagar, uma mulher escrava da Abraão e como ela conseguiu superar uma situação que a seu ver não havia saída (Gn 21:15). Somente a fé e a confiança em Deus podem trazer soluções para os problemas mais difíceis das nossas vidas.

Contexto histórico
Abraão e a sua mulher “Sara” eram de idade avançada, naturalmente ela não podia mais gerar filhos, mesmos sabendo da promessa de um filho eles não souberam esperar e houve um momento em que Abrão foi aconselhado pela própria esposa a gerar um filho em Agar a sua escrava, é aquela espécie de atalho para apressar a promessa que Deus havia feito a eles, só que essa manobra lhes trouxe problemas e principalmente para Agar que com a chegada de Isaque foi dispensada e mandada embora com o seu filho Ismael, ao sair levou consigo apenas pão e um odre com água (Gn 21:14), mas adiante no deserto Berseba acabou o pão e a água, pois eram as únicas coisas que lhes restavam e Dalí em diante à morte (Gn 21:15-19), é nesse momento quando todas as esperanças acabam que entra em ação as provisões de Deus.

As provisões divinas
Deus nunca falhou. Principalmente nos momentos mais difíceis da vida dos seus servos, embora tivesse havido um acontecimento fora da vontade de Deus, mesmo assim as misericórdias dele estavam acima de qualquer acontecimento, nada poderia impedir os propósitos de Deus para com Abraão. Após a saída Hagar chegou ao deserto de Beserba, em um momento sem ter a quem recorrer, naturalmente é nos deserto onde costuma faltar tudo, e consumida a água do odre, ela lançou o menino debaixo das árvores e foi assentar-se em frente, afastou-se um pouco desenganada para não ver a morte do menino, nada mais era do que o sentimento de mãe, ela chorou amargamente, naquele momento entra em ação as provisões de Deus, ele ouviu o choro da criança e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino. Geralmente as provisões divinas vêm acompanhadas por promessas. Foi assim com muitos homens escolhidos por Deus para cumprirem seus propósitos, saiba, porém que "Deus nunca tira algo de você sem que substitua por algo maior e melhor." Deus não dar jeitinho, ele abre fonte aonde não tem, ele faz sair água da rocha, embora mediante a situação houvesse um grande desespero como aconteceu com Israel no deserto, sentiram saudade de voltar atrás e voltarem aos tempos da escravidão (Nr 20:2-11). Os desesperos muitas vezes nos fazem pecar contra a santidade divina, pois a falta de esperanças nos faz até duvidar de Deus.

As consequências
Quando duvidamos daquilo que Deus possa fazer por nós provocamos uma reação divina, ora aquela manobra de Abrão lhe custou um preço, pois eles duvidaram que Deus pudesse abrir a madre. Moisés também ao ferir a rocha com ira e a revolta do povo fez Deus reagir de forma dura (Nr 20: 12), as reações divinas depende muito das nossas atitudes, muitas vezes sofremos por duvidarmos do que Deus possa fazer por nós.

             Não devemos duvidar, mas confiar nas provisões de Deus que virá de alguma maneira, ainda que o pão e a água do odre se acabem; Deus ainda faz milagres acontecerem, ainda que o vinho do odre da esperança acabe. As provações é uma ação divina, muitas vezes Deus permite que passemos por situações difíceis, mas que resultem no nosso melhoramento.Esta ação divina pode ser vista com clareza nas Escrituras. Por exemplo, a Bíblia diz que Deus colocou Abraão à prova pedindo seu filho em sacrifício (Gênesis 22:1). Jó questiona porque o homem é posto à prova (Jó 7:17,18), embora para Deus isto não signifique nada. Paulo ressalta o amor das igrejas da Macedônia, apesar de estarem passando grandes provas e tribulações (II Coríntios 8:2). E o escritor aos Hebreus ressalta, a fé de Abraão e de outros que sofreram provações foram aprovados por Deus (Hebreus 11:17,36).”

Pr. Elis Clementino-Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto