O BOM NOME



ESBOÇO 574
TEMA: O BOM NOME

Há riquezas no indivíduo que valem mais que prata e ouro, a reputação é uma delas, pois ela é um dos requisitos essenciais e indispensáveis para pessoas de todas as classes sociais. Nesse mote especificarei mais precisamente a reputação moral e espiritual.

Reputação (do latim reputatione) é a opinião (ou, mais tecnicamente, uma avaliação social) do público em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma organização. Constitui-se num importante fator em muitos campos, tais como negócioscomunidades online ou status social. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A reputação de uma pessoa pode ser má ou boa, a última está intrinsecamente ligada à fama e ao bom nome, porém para o indivíduo adquiri-la é preciso ter um comportamento plausível na sociedade em que vive, e mais valiosa ainda quando ela é abalizada na palavra de Deus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8). Para que busquemos ter uma boa reputação é necessário conhecer o seu estimável valor. (1) A integridade de um homem não tem preço.  (Pv 22:1; Ec 7:1a, Ct 1:3); (2) O bom nome é o maior patrimônio que o ser humano pode ter. (3) Se existe algo mais importante na vida a zelar, seja a sua reputação. Só para lembrar, no AT a pessoa que prejudicasse a reputação moral de uma moça ele era penalizado pelo que fez, aplicava-se a ele uma multa de cem peças de prata, essa quantia seria dada ao pai da moça, por aquele homem ter prejudicado a reputação de uma virgem israelita, e ele não poderia divorciar-se dela enquanto vivesse. (Dt 22:19). Nunca tente manchar ou denegrir ou prejudicar a reputação de uma pessoa digna.

Geralmente as pessoas são avaliadas pelas suas atitudes. Nas escrituras sagrada temos alguns exemplos claros “Eis a história de Noé. Noé era homem justo íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” (Gn 6.9); “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1:1). Outros se destacaram na sociedade em que viviam por carregarem consigo características importantes. A reputação de José foi reconhecida por Faraó (Gn 41:38,39). Elias foi reconhecido pelas suas características (2 Rs 1.8); Elizeu, foi observado e teve a sua reputação aprovada (II Rs 4:9); A fama de Salomão chegou aos ouvidos da rainha de Sabá (2 Cr 9:6); Uzias sua fama foi muito longe (II Cr 26:15); Jesus teve boa reputação, ela percorria por toda parte (Mc 1:28).

Integridade moral é ser inteiro, completo, reto, exato, inatacável, irrepreensível. Samuel na transferência de cargo discursou diante do povo a respeito da sua probidade administrativa e espiritual (I Sm 12:1-5), portanto essa declaração dele era apenas a confirmação daquilo que já se  sabia a respeito dele (I Sm 9:6). Elizeu foi observado e reconhecido por uma mulher como homem de Deus (2 Rs 4.9). Esses homens tinham compromisso com Deus e com a sociedade em que viviam. Portanto a nossa postura e ética devem ser vista em todos os sentidos da vida, exemplo: No andar, (Rm 13:13); no falar (Ef 4:29; Tt 2:7,8; Mt 12.36,37; Pv.15:4). “Quem anda em sinceridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido” (Pv 10:9). Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação. (Pv 3:4).

A má reputação moral mancha a espiritual, as nossas atitudes influenciam e muito na nossa vida devota para com Deus, o conceito que temos diante de Deus não devem ser desprezados, infelizmente nem todos sabem manter. Existem pessoas que não sabem estar no topo da fama ou sucesso, portanto para se manter com essa graça é preciso ter a consciência de quanto vale o bom nome. Nas escrituras temos exemplos de personagens que chegaram ao topo, mas não souberam administrar os seus sentimentos de grandeza e poder. NABUCODONOSOR (Dn 4:30); UZIAS (2 Cr 26:15,16); BELSAZAR (Dn 5:2,3); ACABE (1 Rs 16:30); HERODES (At 12:21-23).

A reputação espiritual é vista do mesmo modo, como já falamos anteriormente, tem tudo a ver com reputação moral, pois o sucesso da vida espiritual depende muito do procedimento humano. A credibilidade religiosa tem sido enfraquecida devido o comportamento e caráter de certos cristãos. Paulo recomenda “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (I Co 10:32; 2 Co 6:3). Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo (I Tm 3:7). Procuremos fazer uma auto-avaliação de como está a nossa reputação na sociedade e perante a igreja onde convivemos. Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor. (Ef. 1:4). A nossa reputação deve ser boa tanto nos céus como na terra. Diga-me como está sendo vista a tua reputação aqui, que eu te digo como ela está sendo no céu.

Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. (Pv 22:1)

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE

Nenhum comentário:

Foto