UNIDOS PELOS LAÇOS DO MATRIMÔNIO



ESBOÇO 558
TEMA: UNIDOS PELOS LAÇOS DO MATRIMÔNIO
Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher”. “Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem”. (Mc 10.7,9).

A união entre de duas pessoas de sexo opostos, ela é a mais antiga instituição divina, essa união foi promovida por Deus com a finalidade de promover o bem estar do homem e da mulher, tornando-os completos e capazes de povoar a terra. O casamento não é simplesmente um ajuntamento entre homem e mulher, ele vai muito mais além, é a união espiritual, física e emocional.  O matrimônio é a mais importante de todas as edificações, e isso já se constitui um dos motivos para que cuidemos dele, mas para isso são necessários alguns cuidados no relacionamento, conhecimento dos problemas, o desempenho na relação sexual e as coisas que podem comprometê-la.

Relacionamento conjugal
Ao falarmos em relacionamento entendemos que há um vasto campo a serem explorados, pois há dois tipos de relacionamentos consideráveis que faço questão de destacar nesse mote, o intrapessoal e o interpessoal. Na convivência entre marido e mulher eles se tornam importantíssimos.

Comunicação intrapessoal é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma - corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas, perplexidades, dilemas, orientações e escolhas. Está, de certa forma, relacionada com a reflexão. Esta é um tipo de comunicação em que o emissor e o receptor são a mesma pessoa, e pode ou não existir um meio por onde a mensagem é transmitida. Um exemplo do primeiro tipo é a criação de diários. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo. Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando as pessoas não vão bem consigo mesma serão incapazes de se relacionarem com as outras pessoas, mas existem inúmeros fatores que contribuem para isso, há um esforço muito grande de quem trabalha com aconselhamento de casais. O homem ou a mulher que não estão bem consigo mesma não olham para o seu parceiro com ar de felicidade, no entanto é preciso que eles estejam bem interiormente para poder se acharem importantes. O homem e a mulher pelas suas palavras podem expressar satisfação pelo seu cônjuge. O bom relacionamento é importante para uma vida conjugal saudável e próspera, ou seja, não há felicidade entre os cônjuges quando não há um bom relacionamento. Cada pessoa sente a necessidade de ser ouvida, isso é comum entre elas, quando alguém, especialmente o nosso cônjuge, não nos escuta com os ouvidos e nem com o coração, sentimo-nos mal-amados e, involuntariamente se distanciam um do outro.

Alguns sintomas indicam que a comunicação não vai bem e está em crise. (1) Os cônjuges não devem negar-se a dialogar sobre as dificuldades do casamento; (2) Devem ser atenciosos e não responda alguns questionamentos até que a outra pessoa tenha acabado de falar (Pv 18:13; Tg 1:19); (3) Seja tardio para falar, pense antes, fale de tal forma que a outra pessoa compreenda e aceite o que você está dizendo (Pv 15:23,28; 21:23; 29:20; Tg 1:19); (4) Fale sempre a verdade, mas faça-o em amor; (5) Não exagere (Ef 4:15; Col 3:9); (6) Jamais use o silêncio para frustrar o companheiro (a), mas explique o motivo pelo qual você não quer falar naquele momento e não demonstre falta de interesse em ouvir o outro; (7) Não se envolva em brigas, é possível você discordar sem elas (Pv 17:14; 20:3; Rm 13:13; Ef 4:31); (8) Não responda com raiva, use a resposta branda (Pv 14:29; 15:1; 25:15; 29:11; Ef 4:26,31); (9) Saiba que a comunicação no casamento não é tudo, mas com certeza ela evitará muitos problemas; (10) Tenham cuidado! A falta de uma boa comunicação pode comprometer o seu casamento e conseguentemente a sua família. A palavra de Deus no ensina que os maridos devem coabitar com as suas esposas com entendimento (I Pe 3,7), jamais a trate simplesmente como: Lavadeiras, cozinheiras, passadeiras, objetos de prazer sexual, e nem a mãe dos seus filhos, pois o nosso tratamento reflete na formação do caráter dos filhos. Os filhos devem ser criados de forma consciente, visando o bem estar deles, o ensino é fundamental, tanto na educação em casa quanto a cristã, por isso os pais não devem discutir na presença deles e nem provocar ira neles. Não culpe ou critique a pessoa que você ama, ao invés disso, restaure... Anime.... Edifique (Rm 14:13; Gl 6:1; I Ts 5:11)

Os problemas no casamento
Já falamos que há diversos problemas que contribuem para o mau relacionamento entre os casais, muitos deles são adquiridos na correria do cotidiano, hoje há um mau que atinge uma boa parte da humanidade o chamamos de estresse “o mau do século”, sintomas depressivos e transtornos do humor, eles afetam diretamente o relacionamento entre pessoas. Uma pessoa extremamente estressada e mal humorada não ouve e nem fala bem, ela torna-se uma pessoa insuportável. Conviver com pessoas assim pode ser extremamente sofrível, principalmente no seio familiar quando os filhos menores que se aterrorizam diante das explosões. Fora das crises a pessoa recobra o seu controle, mas freqüentemente tenta justificar suas ações por qualquer coisa lhe “tira do sério”. São aquelas pessoas que se dizem “calmas, mas “não mexam comigo”. Além do mau-humor, as pessoas depressivas magoam-se com mais facilidade, tendo em vista a sua autoestima rebaixada que entre os cônjuges podem causa o ciúme e a sensação de não serem gostadas e etc. Algumas pessoas com depressão atípica “anormal” costumam estar constantemente de mal com a vida. Satisfazê-las será sempre um problema, dentro do seu lar tenha cuidado com a tolerância zero
.
Avanço tecnológico
Atualmente com o desenvolvimento tecnológico, muitas pessoas não sabem ainda conviver com esse avanço, vamos destacar “as redes sociais”, muitos casais estão deixando de lado os momentos íntimos entre eles para estarem nas redes sociais nas altas madrugadas, entretanto isso tem gerado muitas crises no casamento. Muitos líderes religiosos estão ouvindo reclamações de ambas às partes, e às vezes os casos estão tão evoluídos que se torna impossível reverter o quadro, essas coisas tira um do outro o direito, não defraudeis uns aos outros (I Co 7:3-5), isso é perigoso e pode levar a infidelidade conjugal, dependendo de como você está se relacionando nas redes sociais.

A vida conjugal pura e ética é aquela que está dentro dos padrões estabelecido por Deus (Hb 13:4), e a prática sexual deve ser realizada no tempo certo, na hora certa e com a pessoa certa. Na intimidade do seu casamento, e na privacidade do seu quarto, o homem e a mulher aprendem gradualmente o significado do casamento tornando-se os dois numa só carne. E nesse processo de aprendizado você vai aperfeiçoando seu relacionamento, e se descobrem como se ajudarem a alcançar o prazer sexual. O marido deve estar ciente que a esposa considera o ato sexual como parte de um relacionamento total com ela, o marido não pode só pensar em si. Há muitos casais que se sentem proprietários um dos outros, por isso eles não se sentem na posição de conquistadores. O que você tem feito ao longo da sua vida conjugal para conquistar sua mulher ou seu marido? Será que a sua forma de conquistar tem sido correta?

O desempenho no relacionamento sexual
O desempenho de uma relação sexual depende muito do preparo psicológico e do estado emocional e físico, essa preparação é imprescindível porque você irá satisfazer a pessoa mais importante da sua vida, O prelúdio é importante ele é o responsável pelo sucesso do ato. Não podemos esquecer que o maior bem a ser compartilhado é o amor e nada deve por em risco o desempenho desse ato. Há dez coisas que podem comprometer o ato sexual: (1) Uma palavra desagradável de um dos cônjuges; (2) A recordação de algo do passado, estas e outras são motivos de bloqueio durante o ato; (3) evitar qualquer ação grosseira no momento; (4) O Silencio no ato da relação sexual; (5) A não correspondência de caricias e de palavra; (6) O choro de uma criança que requer cuidado; (7) Uma chamada telefônica de alguém; (8) Uma pessoa batendo na sua porta; (9) Um cão latindo próximo a janela do seu quarto; (10) Um ambiente desfavorável, a higiene é fundamental nesse momento.

Compreender as dificuldades um do outro
Além das dificuldades já mencionadas ainda existem outras que devem ser compartilhadas, os problemas físicos como: Falta de apetite sexual; Falta de lubrificação; dificuldade na ereção; no relaxamento sexual com a presença do orgasmo; Recomenda-se depois do ato sexual haja comentário, beijos, caricias, para que o seu parceiro ou parceira sintam-se valorizados. “O casamento silenciosamente amargurado e hostil, sem sexo, pode ter dois caminhos: Continuar sem gosto, sem sal, sem sexo, sem aparência da realidade, sem afeto natural ou Separação amigável”.

O casamento foi instituído por Deus é uma sociedade entre duas pessoas onde o primeiro bem a ser compartilhado é o amor, e, portanto deve-se evitar qualquer tipo de coisas que venham comprometê-la, Devem-se realizar todos os esforços para manter um bom relacionamento, além de ter um bom desempenho amoroso, além de compreender as dificuldades entre si. Vale apena reunir todos os esforços para manter o seu casamento, porque não há nada que compense a destruição dele. Aconselho aos casais terem muito diálogo antes de tomar qualquer atitude precipitada, sobretudo buscar a direção de Deus e a graça para vencer, sem deixar de pensar no melhor para a sua família. “No matrimônio o maior bem a ser compartilhado é o amor”


Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto