ABNEGAÇÃO



ESBOÇO 561
TEMA: ABNEGAÇÃO
TEXTO: MATEUS 16:24

A abnegação é uma das virtudes importantes no cristão, principalmente no desenvolvimento da obra de Deus, o desprendimento facilita a execução das nossas tarefas em qualquer sentido da vida, o altruísmo envolve amor para a realização daquilo que está no coração.  A pessoa abnegada reflete em si o amor, é se doar mais do que receber, ela não visa retorno daquilo que faz, principalmente concernente a obra de Deus, Paulo foi um apóstolo abnegado. Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. (2 Co 12:15). Jesus é o nosso maior exemplo de abnegação (Rm 15:1). Para fazermos o bem ao próximo temos que nos desprender ou abrir mão de algo que possa impedir de fazê-lo, o egoísmo é um dos grandes impedimentos da abnegação.

O que é abnegação?
É renuncia da própria vontade; desapego do interesse próprio; generosidade com sacrifício; altruísmo, isenção. www.dicionarioinformal.com.br. Na sociedade em que vivemos necessitamos de pessoas abnegadas que façam algo pelo bem estar dela sem visar retorno, e não agradar a si mesmos. Quando procuramos agradar a nós mesmos não teremos condições de oferecer o melhor de nós a Deus e nem ao próximo. Jesus Cristo não agradou a si mesmo, ele deu o melhor de si para humanidade, esse foi o maior exemplo para todos (Rm 15:3; Jo 5:30). Ele foi o modelo de abnegação, nos ensinando a nos despir do nosso EU e abrir mão, enfatizando a necessidade de negarmos a nós mesmos (Lc 9:23).

Abnegação no Serviço Cristão
A obra de Deus necessita de pessoas que se desprenda de qualquer coisa que venha impedir de realizar a obra de Deus, para melhor aproveitar o nosso tempo devemos realizar algo para Deus enquanto é dia, a noite vem quando ninguém poderá fazer trabalhar. Muitas vezes as ocupações nos prendem de fazer alguma coisa para o Senhor, temos um grande exemplo, Jesus fez uma visita a família de Lázaro seu amigo e lá encontrou as suas duas irmãs Maria e Marta, naquele encontro Maria se dedicou a ouvir o Mestre, porém Marta destinou o seu tempo aos afazeres da casa, não sabia ela que estava deixando a melhor parte (Jo 9:24). Um dos inimigos do desprendimento é a ambição ou a aspiração de fazer algo visando algum retorno, com isso se deixa para trás ações importantes. Para fazer alguma coisa para Deus muitas vezes temos que nos desprender de algo que amamos mais do que a obra de Deus.

Abnegação para com o próximo
Amar ao próximo exige abnegação ou desapego as nossas vontades. Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos (Rm 15:1). O cristão não deve pensar primeiro em satisfazer o seu ego, quando não despojamos do nosso eu somos incapazes de perdoar o semelhante. Paulo mostrou a maneira de como deveríamos tratar um irmão faltoso (Gl 6.1), sem a abnegação não somos capazes de levar as cargas um dos outros (Gl 6:2).

O altruísmo enobrece as pessoas, elas não realizam algo somente visando retorno, mas atenta para o que é dos outros, é se doar, esse deve ser um princípio cristão. A obra de Deus necessita de pessoas abnegadas e desprovidas de qualquer ambição, pois a nossa visão é receber de Deus o galardão como recompensa. Devemos olhar para Jesus Cristo, ele nos deixou o maior exemplo de abnegação (Rm 15:1-7). Devemos ser abnegados, enquanto você não por em prática não entrará no reino de Deus. A primeira lição na escola de Cristo é a abnegação. Matthew Henry; À medida que o homem morre para o eu, ele cresce em vida diante de Deus. G. B. Cheever 


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto