A BÍBLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS





ESBOÇO 557
TEMA: A BÍBLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
TEXTOS: Provérbios 22:6,15; 23:13,14

            É muito favorável falar sobre a família, principalmente em educação dos filhos em uma época que se exige mais sobre o assunto, esse é um tema que necessita ser atualizado a cada ano que passa. A família é a primeira instituição humana criada por Deus, lutar pela sua manutenção e seus ideais é o dever de todos, pois não existe nenhum manual familiar tido como base a não ser a Bíblia sagrada, entretanto falaremos em um breve comentário sobre o relacionamento familiar entre pais e filhos. É muito comum nos nossos dias vermos pais, e educadores sem saber como mudar a situação que vem se agravando ao longo dos anos, o relacionamento familiar, principalmente entre pais e filhos. A maioria deles se vê perdidos diante de uma filosofia que propõe uma educação mais aberta, onde quase não se exige dos filhos; o que fazer diante dessa situação? Como educar os filhos, de maneira que não sejam reprimidos e, no entanto, sem deixar de corrigi-los? Sabe-se que não existem formulas mágicas para criar filhos e nem cursos preparatórios, mas a Bíblia Sagrada como foi citado anteriormente, tem padrões e instruções para toda a família.

Educando através do exemplo.
A bíblia nos convida a ser um bom cristão e seguir os ensinamentos de Jesus, bem como seus exemplos e ensinamentos que são eficazes na formação do caráter do ser humano. Muitos casais frustram-se na educação dos filhos por suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e que de fato praticado levam os filhos a rejeitar as técnicas educacionais dos pais, mesmo inconscientemente. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes provocando neles a ira, isso não é o que a bíblia ensina “Não provoqueis ira aos vossos filhos” (Ef 6:4). Entendemos que somente a atitudes de pais fieis aos princípios divinos e orientados por Deus, podem ser a base sólida, permitindo uma educação exemplar que influenciará na conduta dos filhos.

Educação por meio da disciplina
No mundo de hoje a palavra disciplina não soa muito bem aos ouvidos de muitas pessoas, as cobranças disciplinares tem sido desprezadas dando lugar a uma liberdade mais ampla, livres para fazerem o que querem de forma que não haja cobrança e nem responsabilidade da parte do filho. Sempre houve dificuldade para por limites à liberdade alheia, ainda mais se houver libertinagem, dessa forma atinge grosseiramente os lares, de um lado os pais que tem medo de insistirem com os filhos; por outro, filhos que desobedecem a seus limites, e quando falta disciplina para os filhos as consequencias não são boas. O sacerdote Eli não corrigiu os filhos em tempo hábil, eles entraram pelos caminhos da desobediência (I Sm 2:12-17, 22-25, 27-34; 4:12-18), lendo esses versículos, logo saberemos que houve uma tragédia anunciada que terminou com a morte dos seus filhos e dele que caiu da cadeira e morreu. Atualmente muitos filhos estão nessa situação conforme expressou Paulo a Timóteo (I Tm 3:4,5). A maneira de muitos pais educarem os filhos tem feito muitos Psicólogos e orientadores refletirem nos resultados obtidos, e alguns deles reconhecem que a disciplina é necessária. “Para viver em um clima de segurança a criança precisa também de regras”; “família, pais e filhos com hora marcada” (revista Veja; edição de julho/97). Existe muita gente tentando entender a questão do comportamento entre pais e filhos, dependendo desse comportamento os resultados podem influenciar nas salas de aulas.

O que a Bíblia nos ensina sobre a disciplina dos filhos?
a) Disciplina significa treinamento para agir de acordo com as regras estabelecidas (Pv 22:15), os filhos precisam aprender que existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos; b) Disciplina dos pais significa correção, devemos meditar o que nos textos seguintes (Ap 3:19; Pv 3:12; Hb 12:6), podemos entender o relacionamento entre Jesus e os crentes que viviam em obstinação, a estes ele revelou o seu amor através da correção “Eu repreendo e castigo a todo quanto amo”; c) Disciplina significa imposição de limites, (Pv 25:28) qualquer liberdade sem limites é prejudicial, é preciso estabelecer limites, e que estes sejam reconhecidos por todos; d) A disciplina aplicada no momento certo tem resultados positivos. A maneira correta de aplicar a disciplina trará sabedoria aos filhos, e consequentemente descanso aos pais (Pv 29:15-17) além, de livrá-los da destruição (Pv 23:13-14).

Uso incorreto da disciplina
Pais, jamais usem a disciplina incorretamente, pois ela não terá grande proveito e as consequencias não são boas, principalmente quando os pais corrigem e não explicam as razões, muitas vezes são incoerentes aos ensinamentos cristãos exagerando na correção, em alguns casos agride e espancam, porém esse mau uso da disciplina poderá tornar os filhos mais revoltados, desrespeitosos. O melhor resultado os pais só terão com muito diálogo.

Educando os filhos para Deus
Uma boa educação e instrução no lar resultam no aperfeiçoamento do caráter dos filhos e no relacionamento saudável da família, isso trás muitos benefícios para a sociedade como um todo. Mas o nosso grande objetivo é levar-nos a nossa família a Deus (Js 24:15), por isso os alvos dos pais devem ser coerentes com os alvos de Deus. Os pais que sentem essa responsabilidade agem dessa maneira:

(1) Levar os filhos a casa de Deus “Igreja” e os apresentarem ao SENHOR, seguir o exemplo de Ana (I Sm 1:11), aquela ação graciosa de querer ver o seu filho na presença de Deus foi confirmada por ele, e o resultado em seus filho se tornar em Sacerdote e Juiz de Israel (I Sm 1:26-28). Da mesma maneira fizeram José e Maria (Lc 2:21-24), levando Jesus ao templo para ser apresentado conforme a lei do SENHOR (Lv 12:6-8; 13:2).

(2) Ensinar aos filhos a palavra de Deus, e para que esse ensino tenha resultado ele deve ser continuo, iniciando dentro de casa ou no lar, nas refeições, caminhadas, viagens, ao deitar e levantar (Dt 6:6-7; 32:46). Falem de Deus para os seus filhos, mostrem a eles o valor da família, da vida e o amor ao próximo.

(3) Testemunhar dos feitos de Deus para com a sua família (Sl 78:4), essa é uma maneira de incentivá-los a crer e obedecer aos princípios cristãos. Ensiná-los a adorar, reverenciar e ofertar ao Senhor, pois é dever dos pais, nada substitui a educação do lar.

            A nossa obrigação como pais é encaminhar os nossos filhos para uma vida de sucesso tanto material, quanto espiritual, para que eles cresçam na vida secular desenvolvendo na sociedade em que vive, e para a glória de Deus. Por isso devemos ensiná-los de maneira que eles jamais se esqueçam do que aprenderam (Pv 2:6). Desperte nos seus filhos o amor pela sua própria vida e família, bem como ao próximo, façam isso agora, porque amanhã pode ser tarde demais.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

Nenhum comentário:

Foto