INFLUÊNCIANDO COM A VIDA


ESBOÇO 536
TEMA: INFLUÊNCIANDO COM A VIDA
Sede meu imitadores, como também eu sou de Cristo
I Coríntios 11.1

O ser humano exerce um poder de influencia sobre indivíduos, sociedade local, na cultura, política, religião em todo mundo. O relacionamento do homem na sociedade é através da influência pessoal, dependendo de como ela se apresenta no meio dela. Existem muitas maneiras da pessoa influenciar numa sociedade, essa influência pode ser positiva ou negativa. O homem pode influenciar no mundo inteiro até após a sua morte através do seu legado. Comentaremos sobre o poder da influência.

O poder da influência pessoal
Não sabemos avaliar o quanto somos capazes de influenciar, consideremos o que ela é capaz. Na história da humanidade encontramos exemplos de indivíduos que influenciaram com grandes efeitos. Na idade antiga vários filósofos deixaram o seu legado como: Tales de Mileto, Heráclito de Éfeso, Protágoras, Sócrates, Antístenes e Platão.  Na idade média Agostinho, Tomás de Aquino, Abelardo, as suas idéias continuam influenciando. Qualquer pessoa por mais ínfima que seja produz palavras e atitudes podem causar tais efeitos, “Um pai pode arruinar ou salvar um filho; uma mãe pode erguer ou degradar uma filha”, então a influencia de um único homem se propaga, não como uma corrente, e sim como um incêndio, fagulha após fagulha, saltando de vida para vida atravessando continentes, e cruzando séculos. Um cristão chamado Estevão, verdadeiro servo de Deus, que até a pessoa de Saulo participou da sua morte, jamais se podia ter a idéia de como aquela morte trágica de apedrejamento influenciaria na vida de Paulo (At 7.58). Os homens não fazem à mínima ideia disso, toda influência humana pode ser calculada e predita como fator importante. Até que ponto Estevão poderia prever e influenciar na sua história? Ele perdeu a vida ainda muito jovem por confessar a sua fé em Jesus (At 7. 54-60), após a sua morte parecia que a sua memória desapareceria com aquela geração, mas não, seu nome ainda continua vivo e atualmente vem alimentando a fé de muitos cristãos.

Saulo, a sua conversão e influência no cristianismo
Paulo de Tarso foi um homem que dedicou a sua vida perseguindo os cristãos do primeiro século, foi um dos mais influentes escritores da Igreja primitiva, era um homem culto, mas em uma das perseguições para prender e maltratar cristãos, com a última viagem ele viveu uma experiência que jamais havia tido, o encontro dele com Cristo na estrada de Damasco (At 9.1-9). Quando buscava os cristãos e levarem presos para Jerusalém. Os seguidores de Cristo sabiam muito a respeito de Paulo, por essa razão Ananias inicialmente ofereceu resistência para orar por ele (At 9.13). Após a sua conversão ele iniciou a sua batalha em defesa dos cristãos e do evangelho, afim que todos os homens pudessem também ser salvos, ele deixou o seu belo exemplo para que todos os homens seguissem, ele entendia que através da sua vida exemplar pudesse alcançar a salvação de muitos, por isso fez de tudo para todos (I Co 9.21,22; I Co 10.33). Ele olhava o beneficio espiritual dos outros e não agradava a si mesmo, pouco importava o seu conforto físico, muito pelo contrario ele se desgastava todas as suas energias para obter a vantagem espiritual para si e para os outros. (At 20.24; At 21.13). O exemplo de Paulo pode ser seguido ainda hoje? As suas cartas dão prova disso (I Co 4.16; 11.1). O Senhor Jesus foi o exemplo supremo e inspiração dos ensinamentos de Paulo. (Mt 11.29; Mt 16.24; Mt 13.15; Rm 15.5; 2 Co 10.1; Fil 2.5; Cl 3.13; Hb 13.1; Hb 12.2; 1 Pe 2.21; 2 Ts 3.9; 1 Tim 4.12; Tg 5.10. Os maus exemplos devem ser repelidos, porque eles contrariam as escrituras (Lv 20.23; Pv 22.24,25; Hb 4.11; 2 Pe 3.17).

Imitadores de Deus
Será que podemos imitar a Cristo e a Paulo? Em que?
(1) Paulo usa uma expressão que somente é usada em (Ef 5.1), embora a idéia de imitarmos a Cristo seja comum. Paulo também convidou a outros para que o imitassem, porquanto ele era um modelo para os cristãos (I Co 4.16; 11.1; Fil 3.17; Hb 6.12; 12.2); (2) A ideia de imitarmos a Cristo contém os seguintes elementos: a) Imitemos seu exemplo moral, cumprindo suas exigências sobre a santidade (Mt 5.48), quanto mais buscarmos a sua santidade tanto mais imitaremos a sua natureza moral; b) Busquemos também imitar as suas virtudes espirituais através do Espírito (Gl 5. 22,23), fazendo assim avançaremos espiritualmente; c) Procuremos imitar a Deus vivendo a lei do amor, pois Deus é supremamente, amor. O amor é a maior prova revelação divina (I Jo 4.7; Jo 3.16).

Partindo desse principio, podemos com a nossa maneira de viver influenciar de forma positiva na vida de muitas pessoas, Cristo nos deixou esse grande exemplo a ser seguido, na perfeição, (Hb 7.26); na santidade (I Pe 1.15); na pureza (I Jo 3.3), na humildade (Fl 2.5,7); na obediência (Jo 15.10). A influência de Jesus Cristo no mundo há dois mil anos passados continua. Você tem seguido o exemplo dele? Que Deus ilumine a sua mente para que compreenda a necessidade de ser exemplo de Cristo.


Pr. Elis Clementino – Paulista – PE

Nenhum comentário:

Foto