A INTOLERÂNCIA

ESBOÇO 424
TEMA: A INTOLERÂNCIA

“Senhor meu, proíbe-lo” Nr 11:28b; Mt 21:15

A intransigência é um dos males que afetam muitas pessoas, ela está presente em todos os lugares. A intolerância tem gerado muitos males em todas as camadas sociais e culturais no mundo em todas as épocas. Falaremos sobre intolerância e as suas consequências.

Intolerância
Ela está relacionada ao preconceito, extremismo, fanatismo, absolutismo, inclemência e inflexibilidade. A intolerância gera exclusivismo, ciúme, discriminação, perseguição e violência. Ela está presente em todas as camadas sociais, inclusive, todos nós fomos vítimas.

Exemplos de exclusivismo
1. A intolerância exclui pessoas. Os egípcios não comiam com os hebreus, eram totalmente separados por ser isto considerado abominação ao Senhor (Gn 43:32).

2. A mulher samaritana dizia: como me pedes de beber sendo eu mulher samaritana? (Jo 4:9).

3. Em uma revelação divina a respeito de Cornélio, Pedro dizia: Mas vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se, ou chegar-se a um estrangeiro (At 10:28).

4. A intolerância condenava Jesus por ser hóspede na casa de pecador ( )

Ciúmes
1. Nos dias de Moisés, Josué foi intolerante para com Eldade e Medade, só porque profetizavam fora do arraial (Nr 11.28).

2. A intolerância gera ciúmes. O discípulo de Jesus chamado João, lhe disse: Mestre nós vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lhe proibimos porque não nos segue. (Mc 9:38).

3. Trouxeram as crianças para que tocassem em Jesus, mas os discípulos as repreendiam, os intolerantes excluem pessoas para se tornarem exclusivos (Mc 10:13).
4. Os discípulos de João disseram lhe disseram: aquele homem do qual deste testemunho (dele) está batizando mais discípulos do que tu, uma multidão está lhe seguindo (Jo 3:26).

Perseguição e violência
Efraim era a tribo mais poderosa do norte do país, entretanto, ela queria comandar as outras tribos; por isso houve conflitos entre os gibianitas e efraimitas, e para não deixar os efraimitas fugirem atravessando o Jordão, ao encontrá-los os gibionitas perguntavam: vocês são efraimitas? Se eles dissessem que não, eles pediam que pronunciasse a palavra “chibolete”, porém, eles não pronunciavam bem a palavra, chamavam “sibolete” por isso foram mortos quarenta e dois mil efraimitas. (Jz 12:6).

Os intolerantes não perdoam, eles são insensíveis aos sentimentos alheios. Muitas tragédias deveriam ser evitadas se não houvesse tanta inflexibilidade, da qual Jesus também foi vítima; entretanto, cada um deve fazer a sua parte esbulhando-se de toda intolerância, desrespeito ao próximo e agressividade, para que tenhamos uma sociedade melhor.

Os intolerantes não constroem ambiente de paz, fazem guerras. “Os intolerantes acabam sozinhos”

Cuidado para esses males não nos atingirem. A intolerância, o preconceito, o ciúme, a discriminação, o exclusivismo, e a perseguição devem ser banidos dos nossos corações; principalmente quando em relação à intolerância religiosa; ela é pior do que qualquer outra. Paulo nos ensina a suportar os mais fracos, entender as diferenças, sem, contudo deixar de mostrar-lhes as verdades, sendo coerente com a palavra de Deus. “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais encaminhais o tal com espírito de mansidão olhando por ti mesmo para que também não sejais tentados” (Gl 6:1; Cl 2:8; 1 Tm 4:16).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto